À Lenha Produtos Ecológicos e Integrais



Tahine ou creme de gergelim é uma pasta de origem árabe, feito unicamente com gergelim, sem adição de sal ou conservantes.
Cultivadas há mais de seis mil anos em diversos continentes (já foram encontrados registros do seu uso no Egito do tempo dos farós),  as sementes de gergelim são ricas em minerais como o manganês, ferro, cobre, fósforo e cálcio, além de vitaminas E e do complexo B, que produzem um efeito antioxidante no organismo. É também uma excelente fonte de proteínas e de "gorduras do bem", com grande concentração de fibras. O ácido linol presente na casca do gergelim ajuda na mobilidade intestinal, facilitando o trânsito do bolo alimentar e agindo contra a prisão de ventre.O gergelim também possui alto teor de cálcio, sendo um alimento de grande importância para quem evita produtos com lactose. O cálcio contribui ainda para a melhor absorção de gordura pelo organismo e atua no aproveitamento da insulina, que regula o metabolismo e a fome.

O Tahine A'lenha é feito com óleo e sementes de gergelim. Para garantir o máximo de aproveitamento dos benefícios do gergelim, o Tahine A'Lenha, diferentemente de outros tahines, é feito a partir do grão integral e não do grão descascado. Todo o processo é feito artesanalmente, resultando em um produto de qualidade superior e sabor diferenciado, feito em quantidade limitada.

Conhecido por ser ingrediente de pastas como o Hommus Bi Tahine (com grão de bico) e Babaganuche (com beringela), o tahine é também uma excelente opção à manteiga e margarina no café da manhã, acompanhando muito bem uma fatia de pão integral. Quem preferir sabores mais doces, pode acrescentar um pouco de melado  e assim obter um suave gosto adocicado.

Para quem acredita que tahine engorda pelo fato de conter óleo de gergelim, leia abaixo duas matérias veiculadas na Revista Saúde, da Editora Abril.

Pode acreditar: incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culináriaárabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.
Estudos e mais estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.
A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/corpo/conteudo_284577.shtml


Por que ajuda a emagrecer?
Óleo é gordura. E gordura é megacalórica (tem 9 calorias em 1 grama). Portanto engorda, certo? Nem sempre! Os óleos funcionais, provenientes de sementes e de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, macadâmia e amêndoa), facilitam a perda de peso. Mas, antes de achar que essa notícia é loucura, vamos aos dados científicos. Um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que, por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios - ação que ajuda a regular os hormônios. Na prática, o que você sente: ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga (yes!).
Outra vantagem é a gordura insaturada, considerada nobre e em evidência nesses óleos. "Esse tipo de gordura dá aos óleos o poder de promover uma faxina nas artérias, além de manter o colesterol ruim em baixa e o bom em alta", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista e farmacêutica do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo. Conclusão: o coração também fica protegido.

http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/oleo-emagrece-623546.shtml

Categories: